Hoje cedo, me peguei lendo textos que salvei no computador, ou recebi de alguma amiga em datas passadas. Em sua grande maioria textos amorosos, textos de teorias mirabolantes sobre como superar o passado e afins. Li e reli mais de 15 textos diferentes, e no fim, a única coisa que eu fiz foi cansar.. cansar de ler pontos de vistas diferentes, textos que parecem 'auto-ajuda', mas provavelmente só ajudou a quem o escreveu, porque cada pessoa reage de uma forma distinta.
Um dos texto em especial, que eu recebi de uma amiga minha, entitulado 'encerrando ciclos', me chamou muito a atençao, lembro que no primeiro momento em que o li, eu adorei o texto, achei interessante, bem certo, com ideias sólidas e o principal, era o que eu precisava ler no momento eu que eu me encontrava. Hoje quando eu reli, minha reação foi completamente alterada, eu simplesmente me revoltei o com que li, acho que essa minha caracteristica de estar sempre mudando, é realmente um dos meus principais adjetivos, eu ainda nao sei quem eu sou, ou do que eu preciso, mas eu sei que hoje, meu pensamento sobre o texto nao foi dos melhores. Esse texto tenta induzir voce a se livrar de um passado,o que particularmente, eu acho que nao faz sentido, porque a gente nao consegue(e nem precisa), se livrar do que a gente viveu. O passado nunca vai deixar de existir, e encerrar ciclos é mais que isso. Talvez seja preciso dar entrada em uma nova etapa, para que a anterior suma por si só. Tem coisas na vida que nunca mudam. Nao faz sentido eu me obrigar a deixar de lado tudo que me foi importante em algum momento... Nao importa de quantos objetos, quantas fotos, quantos contratos eu me desfaça, ainda vai existir uma coisa chamada memória, e essa vai comigo pra sempre.
Eu to cansada de textos que tentam obrigar voce a seguir de uma maneira, dizendo ser a certa,que talvez voce nem concorde, mas... palavras bem empregadas mudam uma visão, e por mais que aquilo nao tenha nada a ver, sempre se aplica a algum instante da sua vida, e vc se identifica, e é o maior barato isso!
Escrever é um dom, e apesar de cansada de ler tantas teorias a respeito de coisas que eu já criei o meu próprio ponto de vista, eu continuo lendo e relendo, e admirando cada autor. Porque isso me inspira! E continuo escrevendo, inspirada neles, com base nos meus sentimentos, nas minhas revoltas pela pressão que é colocada em cada texto de auto-ajuda, pelas emoções transpassadas pelas linhas romanticas, de momentos, que em algum momento, voce ja se viu vivendo.
Quem nunca sentiu uma dor de amor? Quem nunca sofreu uma decepção ? Quem nunca perdeu alguem importante? Quem nunca chorou sozinho? Quem nunca agiu impulsivamente?
Essas coincidencias da vida, que nos fazem nos identificarmos com gente que nao tem nada em comum com a gente, é o tornam as coisas divertidas.
Hoje, com essas lidas e relidas, e com o texto que vos escrevo, eu aprendi que existem menos variedade do que se pensa, e é isso que faz alguem, ter sempre algo parecido com a gente. E me permiti descordar desse texto que destaquei... Passados nao precisam ser esquecidos, por piores que tenham sido, se as coisas se encaixavam na sua vida antes, elas vão continuar se encaixando amanhã, só que vão se encaixar numa parte da sua vida, que vamos passar a chamar de passado. Ainda existe sim, algo que dure pra sempre... A LEMBRANÇA!
Pois é, foi exatamente o que eu falei contigo aqui em casa... Lembranças estarão sempre conosco, não importa o quanto tentemos apagá-las, o passado jamais será esquecido, seja ele lembrado com felicidade ou tristeza, são cicatrizes e marcas que carregaremos em nosso corpo, são coisas pelas quais passamos, que nos levaram aonde estamos hoje. Esse 'caminho' pelo qual passamos, nunca poderá ser apagado, não tem como 'pular', não tem como separar.
ResponderExcluirÉ por isso que eu tenho milhares de pequenas lembranças de cada momento que eu vivi guardados em caixas e não me importa se hoje eu lembro de alguns objetos com revolta ou não, mesmo que eles não existissem, a lembrança ainda existiria e o mais importante, eu sempre terei orgulho daquilo o que eu vivi e eu jamais tentarei apagar, porque hoje eu me orgulho de quem eu sou e foi preciso eu passar por todos esses momentos para chegar até aqui.
O mais importante da idéia de 'Encerrar Ciclos', não é apagar aquilo o que foi vivido, jamais! E sim não se prender a isso e permitir-se se aventurar novamente. :)